terça-feira, 30 de abril de 2013

Estas bonecas representam o povo Ndebele, povo africano onde as mulheres tem por costume usar argolas no pescoço. Trabalho feito com alunos de terceiro ano para trabalhar o sobre os africanos.

 Na nação Ndebele as mulheres se enfeitam mais com o casamento e com o passar da idade. Elas utilizam anéis de cobre em volta do pescoço, dos braços e das pernas após se casarem. Os anéis simbolizam a fidelidade (elas não conseguem olhar para os lados) e só são retirados na hora do banho. Como eles simbolizam a riqueza e a fidelidade aos maridos, apenas com a morte de seus companheiros os anéis podem ser retirados, mas muitas mulheres não o fazem, por se habituarem a eles.
- Quando as jovens estão na idade de casar, recebem uma boneca com xale e o avental que irá simbolizar o novo status de mulher casada. A dona da boneca deve tomar conta dela e dar-lhe um nome, que depois será dado a sua primeira filha.(http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/157/artigo226229-1.asp)



A boneca é confeccionada com garrafinha pet, bolinha de isopor e lã para a cabeça e pescoço, e recortes de EVA.


Esta atividade fiz com alunos de 3 anos, onde foi desenhado os pés de cada um, realizaram a pintura e depois recorte. Eles adoraram a borboleta com os próprios pés!




Fantoches da Emília e Visconde de Sabugosa confeccionados no dia do livro, em homenagem a Monteiro Lobato. Na mesma semana, foi contado histórias do Sítio de Pica Pau Amarelo e assistimos um filme.